quarta-feira, 27 de julho de 2011

Tendinite, tendinose ou tendinopatia?

Durante muito tempo o termo tendinite foi utilizado para descrever um tendão doloroso, mas essa terminologia traz a idéia de que todo episódio doloroso do tendão é necessariamente acompanhado de processo inflamatório. Porém  recentemente em estudos histológicos de tendões com microtraumas observou-se a ausência de células inflamatórias, permitindo a conclusão de que essa tipo de lesão seria melhor descrita pelo termo tendinose, mas como não se pode descartar a presença de processo inflamatório em alguns casos clínicos  foi sugerido o termo tendinopatia para designar desordens nos tendões.


Veja abaixo a classificação das tendinopatias de acordo com os achados histológicos:


Fatores de risco para desenvolvimento de  tendinopatias:


  • Alterações no alinhamento e na biomecânica
  • Instabilidade articular
  • Uso excessivo
  • Hidratação insuficiente
  • Treino inadequado de esportes ( ou mudanças bruscas no tipo e intensidade do treino)
  • Intervalo reduzido entre as atividades
  • Idade avançada
  • Pinçamento ósseo 
  • Uso de calçados e outros equipamentos inapropriados.
A tendinopatia ocorre quando um estrese é aplicado no tendão de forma repetitiva sem dar ao tendão o tempo necessário para que haja sua recuperação. Quando se sobrecarrega um tendão esse sofre microlesões nas fibras de tecido conjuntivo, pois a sua capacidade elástica é restrita, sendo inferior  ao das fibras musculares. Sendo assim o tendão precisa de um tempo de repouso maior se comparado ao tecido muscular,  sua recuperação é bastante lenta devido a vasoirrigação indireta.

No quadro abaixo as tendinopatias mais comuns em cada esporte e o mecanismo repetitivo responsável pelo surgimento:



Se não existe processo inflamatório em algumas tendinopatias...De onde vem a dor?
"A maioria dos estudos nas tendinopatias crônicas falhou em demonstrar infiltrados inflamatórios em tendões humanos biopsiados. A identificação de aumento na produção de glutamato e substância P, a presença de receptores NK-1 (substância P), a presença de nervos sensoriais SP e CGRP paralelos aos vasos propõem que a dor na tendinopatia seja decorrente de fenômenos neurogênicos e não inflamatórios." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário