segunda-feira, 11 de abril de 2011

GANHO DE FUNÇÃO NO MEMBRO SUPERIOR PARÉTICO POR MEIO DA TERAPIA DE CONTESÃO INDUZIDA



A TCI (terapia de contesão induzida), é conhecida também como Terapia por restrição ou terapia de movimento induzido por restrição. Em inglês Constraint-induced Movement Therapy.

Conheci a TCI através de uma propaganda de um curso que recebi por e-mail, e devo confessar que foi "amor à primeira vista". Comecei, a partir de então, ler um pouco mais sobre o assunto, mergulhei nas profundezas das bases de dados em busca de artigos. Encontrei muitooooooooo material bom (que é claro...Irei compartilhar com todos- CLICK AQUI PARA BAIXAR A COLETÂNEA DE ARTIGOS).

Até então eu conhecia algumas terapêuticas de tratamento em pacientes com hemiplegia, porém a TCI trouxe pra mim o que realmente era necessário na reabilitação desses pacientes... O GANHO FUNCIONAL SEM O USO DE ESTRATÉGIAS COMPENSATÓRIAS.



Uma das conseqüências da hemiplegia é a disfunção membro superior, que limita a realização de determinadas atividades. No período pós-lesão a dificuldade de movimentação e a falta de coordenção do membro superior “ruim” acaba gerando grande esforço e frustração durante as atividades, o que provoca o maior uso do membro sadio (desuso aprendido). Portanto o não uso do membro afetado não está apenas relacionado a danos estruturais, mas também a uma série de fatores comportamentais. Acredita-se que o desuso aprendido leva à perda de funções nas áreas corticais não lesas, causando atrofia nas estruturas cerebrais. Nesse contexto, a TCI (Terapia de contesão induzida) fundamenta-se na desprogramação do desuso motor por meio de reorganização cortical. 






A técnica


 A TCI é uma intervenção terapêutica amplamente utilizada nos Estados Unidos da América para o tratamento de pacientes com hemiplegia. O protocolo original da TCI consiste na contensão do membro superior não parético por 90% do dia durante o período de duas semanas (14 dias), associado ao treino de atividades motoras durante dez dias úteis por seis horas diárias.
Apesar desta terapêutica apresenta ótimos resultados, possuí baixa aderência por parte dos pacientes. Então para melhorar e facilitar a aplicação da técnica e aceitação  dos pacientes o protocolo original vem sendo modificado. As adaptações propostas na literatura visão permitir a diminuição do tempo total gasto na terapia.

 As intervenções na hemiplegia com o uso de TCI tem como objetivo auxiliar na neuroplastcidade do sistema nervoso central. Com a imobilização do lado não parético o paciente é forçado a utilizar o membro acometido em suas AVD’s (atividades da vida diária), reativando áreas do cérebro em que houve danos neuronais, nesses locais células adjacentes assumem as funções das células lesadas em reposta ao treino motor.

Avaliação do paciente

As pesquisas realizadas com TCI utilizam escalas que avaliam a função do membro superior. O uso dessas escalas é importantíssimo tanto no desenvolvimento de estudos como na prática clínica para se determinar os benefícios funcionais da técnica.

As escalas mais utilizadas são:

Motor Activit Log (MAL)
Teste de Função Motora de Wolf
Escala de Fugl- Meyer
Action Resarch Arm

Como é feito a imobilização da extremidade não afetada?

Geralmente a restrição do membro superior NÃO acometido é feita por meio de tala, luva especial e/ou tipóia.
O terapeuta deve orientar o individuo e sua família quanto ao uso da restrição (como ,por exemplo, higienizar de forma adequada e inspecionar a pele a fim de evitar lesões).

As orientações dependerão do protocolo a ser utilizado. No protocolo original, por exemplo, o paciente é orientado a utilizar a restrição durante todo o dia e retirar apenas em situações que comprometa sua segurança, no banho e para dormir.


Evidências?!

Estudos de excelente qualidade metodológica evidenciaram os efeitos benéficos da TCI. Observou-se na maioria das pesquisas que os indivíduos submetidos a protocolos variados de TCI apresentaram: Aumento na freqüência do uso do membro parético, melhora nas habilidades funcionais (velocidade e coordenação), mudanças anatômicas e funcionais em áreas coticais pós TCI observadas por meio de exames por imagem (aumento da perfusão local e expansão cortical).

Como a hemiplegia representa invalidez, elevado custo social e econômico, evidenciar os efeitos benéficos de novas terapêuticas faz-se necessário. Além disso, a maior parte das técnicas de reabilitação na hemiplegia envolve estratégias compensatórias para o ganho funcional sem incentivar o uso da extremidade acometida, maximizando assim o desuso aprendido.


Aspectos positivos do uso da TCI

Terapêutica bem evidenciada,
A TCI promove ganho funcional superior se comparado ao uso de outras técnicas neuroevolutivas em um mesmo período de tempo,
Há persistência dos ganhos funcionais meses/ano após a intervenção,
Baixo custo da terapêutica,
Transferência dos ganhos obtidos no tratamento para a rotina do paciente,
Resultados obtidos no período de 2 semanas equivale a anos de tratamento convencional,
Fácil acesso aos recursos necessários para desenvolver a técnica e todo o aparato de fácil confecção,



Aspectos negativos da TCI

Tempo prolongado de intervenção,
Pra muitos pacientes a terapêutica pode ser desconfortável, irritante e frustrante,
Baixa aceitação por parte dos pacientes, principalmente por crianças,
Alta intensidade diária do treino,



Estudos que estão sendo realizados sobre a técnica procuram responder a seguintes questões:

Qual o melhor protocolo a ser utilizado em cada perfil de paciente?
Quais as reais contra indicações?
Qual a melhor estratégia para aumentar a adesão do paceintes: diminuir o tempo de restrição? Diminuir o treino diário? Ou diminuir o tempo total da terapêutica?
Qual o efeito da TCI na força muscular? Na ADM? Sensibilidade? E tônus?
Qual o efeito da técnica à longo prazo (ex: 10 anos após)?
Qual o efeito de TCI associado a outros métodos (ex: Toxina botulínica)?


Assista alguns vídeos sobre o assunto:









2 comentários:

  1. Muito Legal Keyla. Essa terapia é realmente muito interessante, Adorei o Blog Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Visite meu Blog http://neuroxonados.blogspot.com

    ResponderExcluir