domingo, 10 de abril de 2011

Academias ao ar livre: Expansão do conceito saúde!


Tem crescido o número de academias ao ar livre em nosso país, já são encontradas em mais de 800 cidades brasileiras. A implatanção dessas estruturas em parque, praias e praças tem como principal objetivo promover qualidade de vida e saúde associado aos momentos de lazer.

Apresentam grande vantagem, pois vem combatendo o sendentarismo.  São um verdadeiro atrativo a pratica de atividades lembrando os parquinhos e playground das crianças. Os equipamentos são semelhantes aos encontrados nas academias convencionais, permitem a realização de exercícios que utilizam grandes amplitudes de movimento e oferecem pouca resistência. Geralmente os aparelhos veem acompanhados de um painel explicativo onde se obtem informações sobre a função de cada aparelho.
Essas cademias permitem que qualquer individuo usufrua dos equipamentos sem custo e a qualquer hora do dia. É uma alternativa para os que não podem pagar ou que não gostam de frenquentar as academias comuns. Porém, em sua grande maioria, as academias ao ar livre apresentam como desvantagem a FALTA (digo: AUSÊNCIA) de profissionais para orientar as práticas dos exercícios. Essa é a grande POLÊMICA que cerca o assunto.
É fato!!! Há a necessidade de profissionais capacitados para essa nova realidade. Pois o uso incorreto da aparelhagem pode provocar lesões, desvios posturais e comprometer a qualidade e resultados do exercício.
 No Rio de Janeiro foi criada uma estratégia interessante. Está sendo instalado este tipo de academia junto à unidade básica de saúde. Nestes locais a população tem a oportunidade de se exercitar com orientação dos profissionais da equipe de saúde da família. O acompanhamento é feito inicialmente por educadores físicos e enfermeiros, que orientam quanto a prática correta, fazem a avaliação do individuo, determinam o nível de aptidão física, realizam a seleção de exercícios a serem realizados de acordo com a particularidades de cada usuário. Além disso, oferecem acompanhamento dos níveis de glicemia, pressão arterial e freqüência cardíaca. "Tiro o chapéu" pra iniciativa do Rio.

Mas uma salva de palmas calorosa vai pra algumas prefeituras, que têm investido ainda mais na saúde da população, estão contratando fisioterapeutas para trabalhar nestes locais junto a equipe de saúde.  Então é mais uma porta que se abre para o fisioterapeuta atuar na promoção e prevenção. Que esta oportunidade seja bem aproveitada e que os fisioterapeutas se preparem para essa nova demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário